Pense em um logotipo forte. Daqueles que de longe você identifica a empresa e o produto, associando seus sentimentos em relação à marca.
Esta é a função principal do logo: não apenas dar uma cara à empresa, mas facilitar a identificação, auxiliar no posicionamento e provocar sensações.
Separamos aqui 5 pontos importantes para o desenvolvimento de uma marca:
1️⃣ SAIBA QUEM A SUA MARCA É, E QUAL O PROPÓSITO DELA
Antes de pensar no visual, a empresa deve saber com muita propriedade quem ela é, e como ela se posiciona. Quais os mercados almejados? Qual mensagem ela quer passar? É uma marca mais clássica ou moderna? Quais os diferenciais que entrega ao mercado?
2️⃣ NÃO ECONOMIZE NA PESQUISA
Marcas são únicas e a sua identidade deve transparecer isso. Há diversos logos prontos à venda na internet, mas nenhum deles irá comunicar exatamente o que é a empresa. Este é um trabalho que deve ser realizado por profissionais de maneira totalmente personalizada.
Acredite: o público já sabe diferenciar um logotipo personalizado de um desenho comprado.
3️⃣ MENOS É MAIS
Logomarcas fortes devem ser simples por dois motivos principais: lembrança e reprodutibilidade. A primeira é pensada no seu público: o ser humano tem mais facilidade em se lembrar do que reconhece facilmente, por isso, quanto menos elementos o logo tiver, melhor.
4️⃣ TENDÊNCIAS X ATEMPORALIDADE
Estar atento às tendências de design é importante, mas deve ser feito com cautela. Não pense apenas no que é moda hoje, mas sim no que continuará representando a sua empresa por muito tempo.
Há algumas tendências de design que acabam ficando datadas muito rápido e em poucos anos se tornam antiquadas.
5️⃣ QUANDO O REBRANDING É NECESSÁRIO
Mudar o desenho de uma marca é uma decisão ousada, que costuma causar estranheza no público. As pessoas levam algum tempo para superarem o desconforto da mudança – mais ou menos quando estamos no mês de janeiro e você automaticamente ainda escreve o ano anterior em datas.
Por isso, esta é uma decisão que deve ser pensada com muito cuidado.
Gostou do conteúdo de hoje? Comente aqui! 👀